Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares

Por Pe. Luís R. Batista C.Ss.R.

O dia 20 de novembro é feriado em vários estados e municípios no Brasil. Comemorase o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi instituída em 2003 e passou a ser em âmbito nacional, mediante a lei nº 12 519, de 10 de novembro de 2011. Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município.
Essa data, dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, coincide com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um líder negro que lutou no Brasil pela libertação do povo contra o sistema escravista.
O Dia da Consciência Negra é importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. Dentre outras coisas, o dia 20 de novembro suscita questões sobre racismo estrutural, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira.
As celebrações do dia 20 de novembro surgiram nos anos 1970. Um grupo de negros no Rio Grande do Sul cunhou o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra. O idealizador foi o poeta, professor e pesquisador gaúcho Oliveira Silveira. Em 1971, Oliveira Silveira propôs uma data que comemorasse o valor da comunidade negra e sua fundamental contribuição ao país. No evento que originou a criação dessa data, homens e mulheres falaram sobre a história de Zumbi, como os negros foram trazidos da África para o Brasil e o que foi a escravidão no Brasil.
Diversos estados e mais de mil cidades no país adotaram a causa e instituíram a celebração por meio de leis municipais e decretos estaduais. Alagoas foi o primeiro estado brasileiro a decretar feriado no Dia da Consciência Negra, em 1955.
Foi no território alagoano, à época pertencente a Pernambuco, que Zumbi nasceu. O Quilombo dos Palmares, o mais famoso pela resistência e organização em diferentes aldeias interligadas e considerado o maior quilombo territorial e temporal do Brasil, ficava na Serra da Barriga, no atual município de União dos Palmares. A comunidade quilombola
durou cerca de cem anos. Em seu auge, deu abrigo a um número de 25 a 30 mil negros.
Portanto, nesse dia homenageia-se o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, símbolo da resistência negra no Brasil, morto em uma emboscada pelas tropas coloniais brasileiras, no ano de 1695, após sucessivos ataques ao Quilombo de Palmares. Zumbi teve sua cabeça exibida em praça pública, no Pátio do Carmo, em Recife, capital de Pernambuco.